quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Projeto Cisterna de Placa - Semiárido Brasileiro

Mitigar os efeitos calamitosos da falta de água das chuvas nas regiões do semiárido brasileiro (em especial no sudeste - Vale do Jequitinhonha e nordeste - Região do Cariri) tem sido um desafio constante para os planificadores sociais. 

A despeito de algum investimento realizado por intermédio de ações do governo federal - que diferem em termos de qualidade e de formato conceitual, pois acreditamos que a construção das cisternas de placa nestas regiões afetadas por secas de longo período, constituem uma tecnologia social, e precisa fazer parte das comunidades rurais ao ser transferida para seu domínio próprio, estima-se que apenas 20% seja o abrangência dos projetos oficiais. Ou seja, a grande maioria de famílias não se encontra no radar de alcance de iniciativas, e continua a sofrer com quase nenhum acesso alternativo a água para suas atividades mínimas de subsistência.

"Matar a sede" de famílias nestas comunidades pode custar menos do que um jeans ou uma roupa de marca, você sabia?

Com custos que chegam em média a R$ 2.500,00 (dois mil reais) a unidade - e um processo de construção que pode ser acompanhado pelos doador/financiador a distância, esta pode ser uma ótima contribuição dos recursos aportados por financiadores - indivíduos ou empresas.






Nenhum comentário: